Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Cuphea sclerophylla Koehne VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 14-03-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii,v)

Avaliador: Lucas Moraes

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Rafael Borges


Justificativa

Espécie endêmica do Brasil, é encontrada na região da Serra do Cipó, no estado de Minas Gerais (Cavalcanti & Graham, 2013), nos municípios de Gouveia e Diamantina e também no estado de Goiás (CNCFlora, 2013). Tem AOO estimada em 48 km², sendo restrita ao bioma Cerrado (Cavalcanti & Graham, 2013), onde é encontrada em Campos Rupestres, Campos Limpos e cerrados abertos, em altitudes entre 850 m e 1.350 m (Cavalcanti & Noronha, 2009; CNCFlora, 2013). Suas localidades de ocorrência e a presença em unidade de conservação (Reserva Biológica da Serra Dourada) (CNCFlora, 2013) indicam que está sujeita a nove situações de ameaça. A espécie sofre com a influência do turismo desordenado (MMA/ICMBio, 2009b), o que compromete a qualidade do hábitat onde se desenvolve. Além disso, nessa região, o solo é amplamente utilizado para o desenvolvimento da agricultura e pecuária, e a ocorrência de incêndios por causas antrópicas é preocupante (MMA/ICMBio, 2009b). A invasão de espécies exóticas e a coleta de plantas também configuram ameaças relevantes (MMA/ICMBio, 2009b), e acarretam o declínio contínuo da EOO, AOO e possivelmente do número de indivíduos maduros. O município de Diamantina, em particular, é historicamente conhecido por sua ligação com a atividade de garimpo, que ainda não foi totalmente extinta (Câmara Municipal de Diamantina, 2009). Medidas de controle e monitoramento das ameaças incidentes são necessárias a fim de evitar que o táxon figure em uma categoria de risco de maior preocupação em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Cuphea sclerophylla Koehne;

Família: Lythraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Fl. Bras. (Martius) 13(2): 268.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado de Minas Gerais (Cavalcanti & Graham, 2013), onde foi coletada no município de Gouveia (G. Hatschbach 27348), na Serra do Cipó (P. Schwacke 8248) e Diamantina (D.C. Zappi s.n., MBM 131947). Encontrada também no estado de Goiás, sendo coletada na na Reserva Biológica da Serra Dourada (J.A. Rizzo 10906.). Encontrada em altitudes entre 850 e 1.350 m (Cavalcante & Noronha, 2009).

Ecologia

Subarbusto de 30 cm a 1,7 m de altura (Cavalcante & Noronha, 2009) de ocorrência no Cerrado (Cavalcanti & Graham, 2013). Ocorre em Campos Rupestres, Campos Limpos e Cerrados abertos (Cavalcante & Noronha, 2009).

Reprodução

A espécie floresce de janeiro a novembro (Borges, com. pess.).

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência local
Severidade low
Detalhes O turismo é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas na região do Parque Nacional da Serra do Cipó e do município de Diamantina. Muitas vezes, contudo, é realizado de maneira desordenado e sem fiscalização, sendo assim considerado uma atividade conflitante para a conservação da biodiversidade local (MMA/ICMBio, 2009).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade high
Detalhes O uso do solo para o desenvolvimento da pecuária e estabelecimento de pastagens é uma das principais ameças para os objetivos propostos para o Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade high
Detalhes O aumento da ocorrência de incêndios por causas antrópicas é uma dos principais problemas existentes na região do Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

8.1.1 Unspecified species
Incidência local
Severidade medium
Detalhes O Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó aponta a invasão de espécies exóticas encontra-se entre as atividades conflitantes existente no interior da Unidade e arredores (MMA/ICMBio, 2009).

5.2 Gathering terrestrial plants
Incidência local
Severidade low
Detalhes A coleta de plantas é uma das atividades conflitantes apresentadas pelo Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

9.4 Garbage & solid waste
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A degradação da vegetação e o lixo são problemas ambientais existentes no município de Diamantina (Azevedo & Araújo, 2011).

3.2 Mining & quarrying
Incidência local
Severidade high
Detalhes O garimpo foi uma das principais atividades econômicas do município de Diamantina-MG. Houve uma diminuição devido a criação de uma legislação adequada no município, porém a mineração não foi totalmente extinta (Camara Municipal de Diamantina, 2009).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre ne Reserva Biológica da Serra Dourada (J.A. Rizzo 10906).

Referências

- CÂMARA MUNICIPAL DE DIAMANTINA - MG. 2009.Garimpo politicamente correto: uma realidade cada vez mais próxima. Disponível em: <http://www.camaradiamantina.cam.mg.gov.br/vnoticia.aspx?id=36>., 2009. Acesso em 06 setembro 2013.

- Cavalcante, T.B. & Graham, S. 2013. Lythraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: < http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB115753>.

- Cavalcante, T.B. & Noronha, S.E. 2009. Lythraceae In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496 p.

- MMA/ICMBio. 2009b. Plano de Manejo para o Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/Encarte%201_c.pdf>. Acesso em: 03 setembro 2013.

Como citar

CNCFlora. Cuphea sclerophylla in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cuphea sclerophylla>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 25/11/2014 - 17:53:43